A atividade física, é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Podemos acrescentar que o termo refere-se, em especial, aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".
Tipos de atividades físicas:
- Atividade física geral, regular, controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos alunos. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças, como por exemplo, o câncer. A inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos a saúde do ser humano.
- Atividade física adaptada, por vezes, torna-se necessário que as pessoas que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentaneas/definitivas. Mas tendo em conta o diagnóstico feito pelo médico, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada para sua saúde, havendo uma interação de conhecimentos com as ciências médicas.
- Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.
Classificação das atividades:
-Exercício aeróbico, é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. São exercícios contínuos e prolongados como: andar, correr, nadar e pedalar, trazendo ótimos benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares.
- Exercício anaeróbico, é um tipo de atividade física em que predomina o fornecimento de energia pelos processos metabólicos, que não se refere diretamente com o oxigênio. Exercícios anaeróbicos incluem, como por exemplo: musculação, sprints, saltos e qualquer exercício que utilize muita força, movimentos rápidos e de alta intensidade. São geralmente usados para desenvolver força e para construir massa muscular.
A atividade física quando é feita de forma continua e programada, resulta no ganho de força corporal, no incremento da capacidade cardiorrespiratória, da flexibilidade e outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, no que diz respeito a performance humana.